5 dicas que podem melhorar o desempenho do seu computador

Quando utilizamos nosso  computador pela primeira vez, ficamos impressionados com a velocidade em que o mesmo opera. Mas com o passar do tempo, a máquina perde o desempenho que ela tinha inicialmente  e passa a operar com uma certa lentidão. Por isso, elencamos 5 dicas que podem melhorar o desempenho de sua máquina.

1 – Exclua programas e arquivos desnecessários

Por vezes mantemos em nosso computador programas que não são utilizados com muita  frequência e esse é um dos principais fatores responsáveis por alterar a velocidade do computador . Nesse caso, o disco rígido fica sobrecarregado. Por isso é necessário verificar com frequência se a máquina conta com softwares que podem ser desinstalados.

Para realizar a remoção programas, acesse  o Painel de Controle , procure pela aba Programas e clique em Desinstalar programa. A janela exibirá uma lista com o que foi instalado no computador. Em seguida, basta selecionar o programa desejado e clicar no botão desinstalar.

 

2- Desfragmente o disco

Se após a remoção de programas a máquina continuar lenta, provavelmente o que ela  precisa é  de uma desfragmentação de disco. À medida que arquivos e programas são criados e deletados, o computador inclui ou retira informações de locais diferentes do disco rígido, deixando-os separados e dificultando a leitura dos dados.

Essa ação organiza o conteúdo salvo no HD e possibilita uma leitura de documentos mais veloz. Para realizar a desfragmentação do disco no Windows, acesse o Painel de Controle e escolha a opção Sistema e Segurança. Em seguida, clique em Desfragmentar Seu Disco Rígido e selecione o disco que será analisado – a unidade “C:” é o padrão para o sistema operacional. Clique em Analisar Disco e aguarde. A desfragmentação pode levar horas para ser finalizada. Por isso, é interessante iniciar procedimento à noite, quando ninguém estiver usando a máquina.

3- Evite ao máximo executar programas ao iniciar

Se o principal problema do Pc  é a velocidade no processo de inicialização , observe se existem programas configurados para serem executados automaticamente. No Windows, a verificação pode ser feita por meio do Gerenciador de Tarefas , que pode ser exibido por meio do atalho “Ctrl + Shift + Esc”. Na aba Inicializar, selecione os programas indesejados e clique em Desabilitar.

4- Elimine vírus e malware

Muitas pessoas dizem que antivírus instaladas no computador  podem atrapalhar ainda mais o processamento do mesmo, principalmente  em casos de máquinas mais antigas e disco rígido modesto. Entretanto, uma proteção extra pode ser importante não apenas para manter as informações seguras, mas também para evitar que vírus possam prejudicar o desempenho do PC. Verifique no mercado qual o antivírus atende melhor a sua necessidade.

 5- Use programas online

Na atualidade , muitos softwares disponibilizam versões web. O famoso Office, por exemplo, pode ser usado diretamente no navegador em vez de ser instalado na máquina. Ainda existem opções como os aplicativos do Google Drive e o Adobe Buzzword, que permitem criar documentos de texto com quase todos os recursos do pacote da Microsoft. Verifique se existem programas em sua máquina que podem ser substituídos pelas versões online,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *