Você sabe o que são Fake News e como identificá-las?

O tão famoso termo Fake News significa “notícias falsas”. São as informações noticiosas que não representam verdadeiramente a realidade, mas que são compartilhadas na internet como se fossem verídicas, principalmente através das redes sociais.

A regra básica para identificar uma Fake News é desconfiar.  Atualmente,  qualquer um pode escrever um texto, manipular um vídeo ou uma imagem,  enfim, produzir qualquer tipo de conteúdo.

Seguem abaixo algumas dicas de como identificar uma Fake News:

Verifique a data

Conteúdos com data ultrapassada e, sobretudo, sem data,  não são dignos de credibilidade..

Desconfie de expressões de exageradas

Analise com cautela expressões de exagero, como “o melhor candidato”, “a maior obra”, entre outras. Essas expressões são muito usadas  para atrair cliques e gerar compartilhamentos.

Confira a Url

O primeiro item a ser checado em um site é o endereço ou a Url. A escrita está correta? Fique atento também com encurtadores de links, que podem direcioná-lo a páginas falsas. Lembre-se também de verificar se a página é segura, com URL em https.

Busque referências do site

Antes de depositar sua confiança em uma informação, pesquise a reputação do portal acessado.

Fique atento ao nome dos autores e fontes

Observe sempre a fonte e a autoria dos textos. Em portais de credibilidade, na maioria das vezes há canais de contato com a redação. Além disso, uma busca pelos autores das matérias pode indicar se eles são ou não  jornalistas.

Estas, são apenas alguma dicas para que você faça uma melhor uso das informações compartilhadas na internet e não seja manipulado e/ou enganado por notícias maliciosas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *